Cosméticos Orgânicos

08.9.2011 | Produtos | Bruna

Já faz algum tempo que escuto falar sobre esse assunto: Cosméticos orgânicos. Mas para ser sincera, comecei a prestar mais atenção no assunto a mais ou menos 3 meses atras e olha, estou muito feliz de ter parado para pensar no assunto, por que ele é bastante importante!
Então, para quem ainda não sabe direito o que é, aqui vou dar algumas explicações, bem resumidas mesmo, só para vcs se inteirarem um pouco ; )
Quem se interessar de verdade, pode dar uma “googlada” rsrrs e ver que isso não é uma “modinha” e sim uma necessidade!

Para começar nossa conversa, vamos falar sobre o que é um cosmético natural e o que é um orgânico. Eu não sabia que existia uma diferença tão grande entre uma coisa e outra, mas há!! Uma diferença IMENSA!!

Orgânico: com pelo menos 95% de orgânicos.
Feito com Ingredientes ou Materias Primas Orgânicas: com pelo menos 70% de orgânicos.
Natural: com pelo menos 5% até 70% de orgânicos.

*Dados IBD certificações
O consumidor de orgânicos é consciente e quer produtos realmente orgânicos, com uma porcentagem significativa de materias primas orgânicas!
Na minha cabecinha louca, eu achava que era “quase” a mesma coisa. Mas os produtos ditos “naturais” podem ter apenas 5% de orgânicos e o resto pode ser sintético! Que absurdo, né??  Logo, se sua intenção é optar por produtos “naturais de verdade” invista nos orgânicos e com certificação! Vasculhem as embalagens, se informem!!
Para começar uma mudança de habitos capilares, podemos começar procurando produtos que são livres de 
Parabeno, Sulfato e Silicones que são bastante prejudiciais para o meio ambiente.
Sei bem como é difícil fazer essa mudança, pois estamos acostumadas aos produtos das “grandes empresas” onde a única preocupação é o cuidado dos cabelos e até agora apenas um produto ou outro estão sendo lançados com essa preocupação – Cuidar dos cabelos e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente! Mas até as “grandes empresas” já sentiram que essa preocupação ambiental/ecológica não é mais apenas uma tendência e sim uma certeza! 
Então, podem esperar que até “elas” estarão cada vez mais lançando produtos que fazem bem para nossos cabelos e menos mal ao nosso planeta, mas até essa mudança acontecer dentro das grandes, podemos optar por empresas menores e que já tem em sua essência essa preocupação ecológica!
Agora, vou contar para vocês em que momento me dei conta dessas diferenças…
Conheci a linha de cosméticos orgânicos  Cris Dios Organics A linha orgânica da Cris é a primeira que contém matéria-prima orgânica em todos os produtos. Os ingredientes são rigorosamente selecionados, como chá verde, alecrim, tangerina, camomila e açaí. Tudo delicioso! Com um perfume que ainda não vi nada parecido por ai… Os produtos não possuem componetes químicos, o ingredientes possuem o selo orgânico da Ecocert, uma renomada certificadora internacional, e o certificado IBD de ingredientes naturais. Experimentei e super aprovei! O Óleo de Argan Cris Dios é maravilhoso!! Tô devendo um vídeo comparativo para vcs né? Mas vou fazer sim!( só estou meio atrasada…)
 Moroccanoil X Cris Dios X Elixir Ultime Kerastase.

Antes disso já tinha visto alguns produtos sem dar muita atenção, aí que vem Gisele Bundchen (que só joga pra ganhar, né? rsrs) e lança a marca – Sejaa Vcs tb devem ter visto o bafáfá em torno desse lançamento que não é para os cabelos mas esta dentro desse tema.

A Kiehl’s tem um Serum reparador de origem 100% natural, certificação Ecocert que garante sua origem orgânica, não agressiva ao meio ambiente que tb é tudo de bom!

A Amend é outra empresa que tb começou a investir nisso, falei para vcs da linha Eco Therapy aqui.
Temos a Natura, que tem essa preocupação e já faz produtos nessa linha faz algum tempo. Se vocês forçarem um pouco a memória devem lembrar de mais alguns…
Aqui tem uma matéria no site da Lilian Pacce sobre esse assunto” Por uma nécessaire mais sustentável!”
Se prestarmos atenção ao mercado de cosméticos, veremos muitos produtos aparecendo com essa proposta, vai da gente começar a dar preferencia a esses produtos! Isso ajuda a melhorar o mercado e possivelmente reduzir um pouco os preços (que ainda são um pouco altos) Mas eu acredito que esse investimento vale muito a pena!
E vocês? Já usaram alguns produtos orgânicos? O que pensam sobre esse assunto??

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *